Aprendendo sobre Perfumes…

24 maio

Que mulher não é louca por um bom perfume?!

Perfumes

Adoramos ficar cheirosas em todas as ocasiões e principalmente para a pessoa a amada… não é mesmo?

Mas você sabe o que o seu perfume diz sobre você?

Sim, o perfume diz muito sobre nossa personalidade, nosso gosto e nosso humor e é sobre isso que vamos conversar hoje 😉

Mas antes eu quero agradecer MUITO a Angel Global que me deu uma cartilha super interessante contendo exatamente TUDO sobre perfume… AMEI!

É dessa cartilha que separei umas partes bem interessantes para vocês.

Então, vamos ao que interessa:

É na música que reside a principal analogia com a linguagem da perfumaria moderna: cada aroma em si é chamado de “nota”, e seu blend (mistura), de “acorde” ou “harmonia” da fragrância. Perfumes são sinfonias aromáticas, com acentos em notas particulares, a composição como um todo tem seu próprio ritmo olfativo.

Os Desodorantes Colônia, Água de Banho e Perfumes contém ingredientes que “escapam” do frasco em tempos e velocidades diferentes. A primeira impressão ao cheirar um Perfume vem das notas de saída, ou notas de cabeça do Perfume.

Após 2 horas, em média, é possível sentir as notas de corpo, ou coração do Perfume.

E após 5 horas ou mais, são percebidas as notas de fundo, ou base do Perfume.

Os acordes devem estar em perfeita harmonia, num equilíbrio sutil e delicado que é identificado como pirâmide olfativa e é dividida em 3 setores:

Pirâmide Olfativa

  • Primeira impressão – Matérias primas mais leves como, cítricos, verdes, frutas e ervas “escapam” do frasco e dão leveza e frescor.
  • Alma do Perfume – Notas mais encorpadas, evaporam mais devagar, como as flores, frutas pesadas, doces e condimentos.
  • Fixação – Notas que ajudam a prolongar a duração, que se difundem vagarosamente, como madeiras, resinas, musgo, animal, âmbar, musk e misturas orientais.

São quase 1.000 extratos naturais e uma variedade que supera 3.000 opções em sintéticos. Um Perfume pode ter em sua composição matérias primas de origem:

  •  Vegetal – Flores, frutas, raízes, rizomas e especiarias.
  • Animal – Adoráveis criaturas, como o castor, cervo almiscarado, gato civeta e peixe, colaboram na fabricação de perfumes com aromas musk, vivette, ambergris e castoreum.
  • Sintética – Réplicas dos aromas naturais são importantes por unir sofisticação e cuidado com a natureza uma atitude importante para elaborar fragrâncias.

Entre vários tipos de fragrâncias, a perfumaria classifica os Perfumes de acordo com o percentual de essência utilizado em sua composição e o poder de fixação à pele.

Tipos de Perfume

Os Perfumes com maior concentração de fragrância ou muito intensas são mais recomendados o uso à noite e em pequena quantidade. Já as colônias podem ser aplicadas durante o dia e com maior generosidade pelo corpo. De maneira geral os Perfumes promovem o bem-estar e devem estar em harmonia com os ambientes em que forem usados. No trabalho, por exemplo, fragrâncias mais discretas e em outras ocasiões como festas, aromas mais exuberantes.

De acordo com a combinação de ingredientes as fragrâncias são classificadas dentro de uma grande família, chamada “Genealogia do Perfume”. Dessa forma a genealogia feminina é composta das seguintes famílias de cheiros, a seguir:

  • Floral – A fragrância é composta principalmente de flores. Ex: rosa, jasmim, muguet e violeta. Esta família feminina é subdividida em 6 outras famílias: Verde, Fresco, Oriental, Bouquet, Aldeído, Ozone.
  • Oriental – Quando a fragrância é composta de ingredientes que “esquentam” a sensação olfativa, como as madeiras e especiarias, entre elas o sândalo, cedro, cravo, canela, pimenta e cardamono. Esta família é subdividida em outras 2 famílias: Ambarado e Especiarizado.
  • Chipre – Fragrância composta principalmente de flores combinadas ao musgo intenso e madeiras exóticas, como sândalo e raiz de patchouli. Esta família é subdividida em outras 4: Floral, Amadeirado, Fresco, Verde, Frutal.
  • Animal – Fragrâncias como musk oferecem excelente efeito fixador.

A genealogia masculina é composta das seguintes famílias de cheiros:

  • Fougère – Fragrância composta principalmente de lavanda e ervas refrescantes, como manjericão e alecrim. Esta família masculina é subdividida em 4 outras: Ambarado, Fresco e Amadeirado.
  • Oriental – Fragrância composta de ingredientes que “esquentam’ a sensação olfativa, como as madeiras e especiarias, entre elas sândalo, cedro, cravo, canela, pimenta e cardamono. Esta família é subdividida em outras 2: Ambarado e Especiarizado.
  • Sensual – Fragrâncias com aromas quentes, principalmente para usar à noite com notas de baunilha, sândalo, âmbar.
  • Esportiva – Fragrâncias leves e refrescantes cítricas, notas marinhas e notas verdes.
  • Romântica – Fragrâncias florais, doces e frutais para usar em momentos especiais.
  • Executiva – Fragrâncias unissex, marinhos e Perfumes mais suaves.
  • Clima tropical para o dia – Perfumes frescos com aroma de frutas e flores, hesperídeos e ozone
  • Clima tropical para a noite – Fragrâncias com apelo sensual, sofisticadas e exóticas: chipres, orientais, ambarados e especializados.
Perfume
Aprenderam?
Agora não vamos pagar mais mico ao entrar em uma Perfumaria chique e ficar gaguejando por não conhecer as notas.. hahah!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: